A mensagem de Antropologia para missionários é objetiva, apropriada e necessária. Objetiva para apresentar uma proposta que demonstra como a antropologia cultural pode ser uma ferramenta do trabalho missionário. Apropriada para tratar com respeito a teologia e a antropologia. Necessária para comunicar o Evangelho com eficácia e sensibilidade cultural sem comprometer o conteúdo da fé bíblica ortodoxa.
Ao entrar no campo minado da área fronteiriça entre a teologia e a antropologia, sem desfigurar nenhuma delas, o autor é feliz ao demonstrar como selecionar e usar os recursos das duas áreas. A interpretação bíblica da realidade requer a capacidade de enxergar três realidades sobrepostas: a realidade basilar originária da criação, a realidade universal afetada pela Queda e a realidade dinâmica da redenção a ser consumada com o regresso do Redentor. O livro apresenta o desafio de enxergar as forças operantes nas pessoas e convida à busca do desenvolvimento do uso competente da instrumentalidade funcional do conhecimento antropológico em favor da comunicação da fé cristã. Ele serve como guia e convite à prática da apologética missionária, sendo uma ferramenta útil para a prática ministerial missionária e o testemunho cristão.
- Autor: Marcelo Carvalho
- ISBN: 9786587860466
- Páginas: 110
- Edição: 2022
- Acabamento: Brochura
Missionários estão na linha de frente da teologia, porque enfrentam o grande desafio de transmitir o Evangelho de Cristo em culturas e sociedades distintas daquelas do período bíblico, e de uma forma a não trair os princípios fundamentais do Evangelho. A antropologia cultural é uma das ferramentas mais importantes nessa tarefa. E é provavelmente uma das disciplinas mais mal compreendidas na área de missões. Nessa obra, Marcelo Carvalho nos conduz com passo firme, à luz da sua experiência missionária e do seu preparo acadêmico, a uma compreensão dos principais conceitos envolvidos com a antropologia missionária. Esse livro deveria se tornar livro texto da disciplina de antropologia nos seminários e escolas teológicas.
— Rev. Augustus Nicodemus Lopes