Anelo por conhecimento
“Conhecer a Deus é como conhecer seu mecânico.”
Como conhecemos as coisas? Como podemos conhecer a Deus? Conhecer é uma atividade na qual estamos todos envolvidos, o tempo todo. Normalmente não pensamos sobre o ato de conhecer, mas, se o fizermos, a questão acerca do que sabemos e como sabemos torna-se realmente obscura. Anelo por conhecimento é um livro sobre conhecimento: conhecer como conhecemos as coisas, como conhecemos as pessoas e como conhecemos a Deus.
Conhecer a Deus é como conhecer seu mecânico, afirma Esther Meek, neste guia acessível e divertido para a filosofia do conhecimento. Os atos comuns de conhecimento são abrangentes, e conhecer a Deus é exatamente um ato comum de conhecimento. Esta mensagem restaura a esperança e a confiança, bem como um senso de humildade, aventura e mordomia.
Este livro é para aqueles que estão considerando abraçar o cristianismo pela primeira vez, bem como para os cristãos que estão lutando com questões relacionadas com a verdade, a certeza e a dúvida. Como tal, é um recurso maravilhoso para evangelistas, pastores e conselheiros. As perguntas para reflexão o tornam ideal para estudantes de filosofia e para todos aqueles que lutam com as questões a respeito de como conhecemos.
- Autor: Esther Lightcap Meek
- ISBN: 9788595930322
- Formato: 16 x 23 cm
- Páginas: 244
- Edição: 2024
- Acabamento: Brochura
- Tradutor: Felipe Barnabé
Já fazia um bom tempo que precisávamos de uma introdução à epistemologia de Polanyi que fosse simultaneamente acessível e crítica. Agora, Esther Meek forneceu-nos um guia esplêndido, não nos centrando no próprio Polanyi, mas prestando atenção à nossa vida cotidiana. Ela nos mostra como as nossas diversas relações humanas, e talvez especialmente a nossa relação com Deus, são iluminadas pelas perspectivas polanyianas. Claro, envolvente e perspicaz, Anelo por conhecimento recompensará ricamente a leitura cuidadosa.
Stephen R. Spencer, Wheaton College
Este é um livro esplêndido a respeito do conhecimento. É filosófica e teologicamente profundo, mas a escrita é surpreendentemente clara e agradável. A Dra. Meek fala sobre mecânicos de automóveis, jogos de frisbee, olhos mágicos e relacionamentos matrimoniais. Depois integra essas ilustrações e outras observações em um modelo epistemológico poderoso. Segundo ela, conhecer faz parte do cotidiano. A Dra. Meek, portanto, explora nossa experiência comum de buscar conhecimento e vir a conhecer, olhar através das pistas para perceber padrões. O conhecer a Deus é assim, diz ela. Seu argumento nos permite colocar a dúvida em perspectiva e adquirir conhecimento com confiança, se não de fato com certeza.
John Frame, Reformed Theological Seminary
Esta é uma associação criativa e convincente da epistemologia de Michael Polanyi com uma cosmovisão cristã reformada. O estilo narrativo progressivo torna a obra acessível a todos os leitores. Embora o aspecto polêmico do livro seja secundário, ele oferece uma crítica excelente de outras epistemologias. A obra é uma apologética digna da fé cristã e eliminará muitas impressões equivocadas acerca do cristianismo. Recomendo fortemente!
James M. Grier, Grand Rapids Baptist Seminary
Com franqueza e uma simplicidade encantadora, Esther Meek leva o leitor ao coração do mal-estar pós-moderno em relação à verdade e ao conhecimento, não para que ele permaneça ali, mas para que se eleve com uma sensação agradavelmente segura de que conhecer a Deus faz parte de um relacionamento real e em desenvolvimento. Este livro é um tour de force.
David F. Wells, Gordon-Conwell Theological Seminary