UMA SABEDORIA PERDIDA
Este livro é uma tentativa de dar sentido à filosofia no mundo presente, no mundo dos homens vivos e das situações reais, no qual ela se destaca antes por sua ausência, isto é, pela sua ineficácia...
Os estudiosos de hoje estão descobrindo que os primitivos, antes do domínio da razão, possuíam em seus mitos uma sabedoria específica que possibilitou a sobrevivência de suas civilizações ao longo de milênios — uma sabedoria ao nível humano que, preservando o modo de vida e garantindo o equilíbrio de todos, serve como exemplo de uma filosofia que conseguiu cumprir a sua missão de dar forma espiritual e figura humana a um minúsculo mundo a princípio homogêneo.
Obviamente, Georges Gusdorf não sugere que retornemos aos mitos como eles eram, mas sim que nos atentemos à lição. Os mitos dos primitivos eram uma metafísica antes da metafísica, uma METAFÍSICA PRIMEIRA, perfeitamente adaptada às demandas de um momento da consciência humana. A filosofia de hoje deve, pois, ser uma MITOLOGIA SEGUNDA, isto é, não uma arquitetura de conceitos, mas uma justificativa da existência real na plenitude de nossa experiência.
- Autor: Georges Gusdorf
- ISBN: 9786588525067
- Páginas: 300
- Edição: 2023
- Acabamento: Brochura
- Tradutor: Fabrício Tavares de Moraes