Um ensaio sobre a crença religiosa e seu papel oculto no pensamento teórico
O mito da neutralidade religiosa oferece uma reinterpretação radical das relações gerais entre religião, filosofia e ciência. Seu autor defende que as teorias científicas e filosóficas possuem inescapavelmente pressuposições religiosas que as controlam e regulam. Além disso, ao lançar as bases de sua argumentação para essa reinterpretação, Roy A. Clouser também sustenta que há uma perspectiva distintamente bíblica para a teorização que deveria ser adotada por aqueles que creem em Deus.
Após definir a crença religiosa, o estudo de Clouser examina elementos-chave em toda teorização e distingue alguns tipos importantes de teorias. O livro analisa as ideias mais populares de como a crença religiosa e as teorias supostamente se relacionam, esclarecendo, em seguida, como a crença religiosa efetivamente exerce sua influência sobre as teorias.
Com o intuito de demonstrar essa influência em ação, algumas das teorias mais aceitas na matemática, na física e na psicologia são analisadas. Clouser argumenta que as principais diferenças teóricas nesses campos têm origem nas diferenças entre as crenças religiosas que tais teorias pressupõem.
Por fim Clouser aborda a questão: ?Como as teorias difeririam se fossem controladas por Deus??. Em resposta, ele expõe e defende a perspectiva das teorias bíblicas desenvolvidas pelo renomado filósofo Herman Dooyeweerd e que se evidenciam em suas reflexões sobre a realidade, sociedade e Estado.
Escrito para graduandos, leigos instruídos e acadêmicos de outros campos que não a filosofia, essa obra não exige nenhum conhecimento filosófico prévio. Contudo, em razão de seu ponto de vista incomum, O mito da neutralidade religiosa será de grande interesse a estudantes e profissionais em filosofia e teologia. Esta nova edição foi completamente revisada e atualizada pelo autor.
- ISBN: 9786588525135
- Acabamento: Capa dura
- Páginas: 496
- Edição: 2022
- Tradutor: Fabrício Tavares de Moraes
- Autor: Roy Clouser