Poucas doutrinas são tão importantes e ao mesmo tempo tão mal compreendidas como a doutrina da união mística do crente com Cristo. Da nossa união com Cristo procedem todas as demais bênçãos que recebemos do Pai. Ao mesmo tempo, esse conceito pode ser torcido e esticado — como de fato tem sido — para incluir a ideia de que nos tornamos deuses pela união com Cristo. Com rigor exegético, familiaridade com outros autores que tratam do assunto e uma perspectiva devocional que evita a aridez intelectual, Dr. João Paulo nos oferece um estudo profundo e prático sobre esse tema, sobre o qual há pouca coisa séria em português. Recomendo com entusiasmo.
— Rev. Dr. Augustus Nicodemus
Fico contente em ver um jovem professor de Novo Testamento penetrar nas lides da Teologia Sistemática pesquisando sobre um tema tão esquecido, que deveria ser a baliza para ajustar todas as outras doutrinas. Este livro trata de uma pesquisa extensa sobre União com Cristo, na qual o Dr. João Paulo mergulha fundo. Espero que a igreja brasileira tire bom proveito deste livro e que para você, leitor, seja uma leitura de grande aprendizado! Boa leitura!
— Rev. Dr. Heber Carlos de Campos
O Dr. João Paulo Thomaz de Aquino, neste agradável e interessante livro, oferece-nos um extraordinário desenvolvimento de uma das mais importantes e, paradoxalmente, desconhecidas doutrinas da fé cristã, a união mística, fundamento da nossa salvação em Cristo. Os leitores brasileiros serão muito edificados com esta obra. Recomendo com entusiasmo.
— Rev. Dr. Leandro Lima
O Dr. João Paulo, como pastor de uma igreja local e acadêmico, consegue, em sua obra, unir, de forma harmoniosa, fidelidade bíblica, seriedade acadêmica, excelente didática e piedade cristã. Todos os elos de nossa salvação estão unidos por esta doutrina, que nos ensina que todas as bênçãos da vida cristã começam pela nossa união misteriosa — porém, real e experiencial — com a Trindade e a rica comunhão da igreja, por meio de Cristo, que perpassa o propósito eterno de Deus, o tempo e a eternidade. A justificação eterna e objetiva, conforme a nossa eleição em Cristo, e a justificação subjetiva, recebida pela fé — obra do Espírito — se consumam em nossa união com Cristo, somente em quem há a justiça perfeita exigida por Deus. Além de nos instruir, o autor nos traz grande alento por sabermos que estamos definitivamente unidos de forma vital à Trindade — que nos preserva em todas as circunstâncias —, estimulando seus leitores a se alegrarem na realidade da justificação e a crescerem em santificação. Recomendo com grande alegria a sua leitura.
— Rev. Dr. Hermisten Maia Pereira da Costa
Na dinâmica do crescimento espiritual, assim como em outras áreas da vida, é necessário estarmos seguros quanto à nossa verdadeira identidade. Algumas pessoas alicerçam esse conjunto de características próprias em experiências passadas, opiniões sociais ou de grupos de influência e até mesmo em ideologias variadas. A identidade do crente, porém, está alicerçada em Cristo por meio da união mística com ele. Portanto, a compreensão dessa doutrina é fundamental para o desenvolvimento espiritual do povo de Deus.
O livro do Dr. João Paulo T. Aquino oferece uma excelente perspectiva sobre essa doutrina, cobrindo seu embasamento bíblico-teológico, seu desenvolvimento histórico e suas aplicações à vida cristã. Esta é uma das poucas obras nas quais o leitor encontra não apenas informação, mas conforto e encorajamento para sua edificação.
— Rev. Dr. Valdeci Santos
No cenário contemporâneo da teologia brasileira, existe uma lamentável lacuna acerca da doutrina da união com Cristo. Nestas páginas, o Dr. João Paulo não aplica apenas um curativo superficial a essa ferida, mas trata, de forma compreensiva e nítida, a base bíblica e histórica desse ensinamento, além de desenvolvê-lo de forma orgânica e sistemática. Embora seja impossível exaurir uma doutrina que, por definição, resiste à total apreensão, o leitor encontrará em União com Cristo um detalhado contorno do princípio teológico que forma a âncora da nossa soteriologia, eclesiologia e vida cristã.
— Rev. Dr. Danillo Augusto Santos