Tradução de Elpídio Mário Dantas Fonseca
A vida do dia a dia do comunismo, reconstituída por 95 autores: escritores, médicos, atores, professores, engenheiros, operários, etc. Cerca de 360 pequenas narrativas cujo fio vermelho é o absurdo, e aqui a cor do fio é mesmo justificada. Fatos diversos de casa, do serviço, das férias, da escola e da faculdade, do trabalho patriótico, das viagens. Os problemas administrativos, o amor e tudo o mais que depende da própria vida.
O livro não contém ideologia nem parte de premissas políticas. Se dele resulta uma conclusão política ou uma volúpia estética, este é um problema íntimo do leitor.
Pode-se percorrer como um romance (os fragmentos dele ligam-se numa narrativa dramática), pode-se seguir como um filme cheio de situações loucas, impossíveis, do tipo Good bye, Lenin! Ou, para os que sofrem de impaciência, pode-se zapear.
Faz-te chorar, rir, pensar. Fortalece a memória e recomenda-se em especial para os esquecidos.
- Autor: Ioana Pârvulescu
- ISBN: 9786588525111
- Páginas: 392
- Edição: 2022
- Acabamento: Brochura
- Tradutor: Elpídio Mário Dantas Fonseca
Do prefácio:
Este livro mosaico, verdadeira coleção de impressões do período comunista na Romênia, é como que um filme escrito acerca dessa época.
Ioana Pârvulescu, professora universitária de literatura romena e escritora de grande talento (recebeu o Prêmio de literatura da União dos Escritores Europeus em 2013) teve uma ideia extraordinária e redentora ao elaborá-lo, compondo um livro como ainda não se compusera acerca do comunismo.
E tal composição faz viver de novo o período com extratos que reconstituem situações do dia a dia vividas por esses autores (o mais jovem com 34, e o mais velho com 92 anos) num arco de tempo de quase 60 anos que durou o comunismo.