Com sua ênfase na velocidade e na agitação, e nas mídias “sociais” — as quais não fazem jus ao nome — o mundo moderno não é um lugar especialmente acolhedor para o desenvolvimento de amizades duradouras e sólidas, que nutrem o coração. Oferecendo exemplos e orientação nessa situação desafiadora, este livro sobre amizade analisa alguns dos detalhes das amizades de Andrew Fuller e John Ryland, pastores-teólogos do séc. XVIII, para nos ajudar a pensar e a nos envolver em relacionamentos significativos que proporcionam alegria e força para a jornada cristã.
Esse é um estudo ideal para qualquer pessoa que deseje ser um amigo melhor, bem como para os interessados em conhecer um pouco da história da amizade cristã.
- ISBN: 9788595930889
- Acabamento: Brochura
- Páginas: 152
- Edição: 2025
- Tradutor: Márcio Santana Sobrinho
- Autor: Michael A. G. Haykin
Mais uma vez, Michael Haykin produziu um livro cuidadosamente pesquisado e bastante agradável de se ler. Ele reconhece, com razão, que a amizade fiel é um dom da graça de Deus e afirma, de forma intensa, a urgente necessidade de recuperar isso entre os pastores evangélicos — e, eu prontamente acrescentaria, professores também. Este volume busca reacender o amor de uns pelos outros fundamentado em Cristo, com Cristo e para Cristo em prol do avanço do reino de Deus. Recomendo fortemente o seu valor e creio que todos os que o lerem aplicarão intencionalmente essas palavras às suas vidas.
Tom Schwanda é professor emérito associado de formação cristã e ministério no Wheaton College, em Wheaton, Illinois
Este livro instrutivo sobre amizade é um corretivo renovador ao individualismo cada vez mais crescente entre muitos hoje, incluindo os cristãos. Este volume eleva o nosso nível de entendimento da amizade cristã. Como ele afirma, a verdadeira amizade é um meio de graça para o nosso benefício mútuo. O autor é um historiador competente que ilustra com eficácia sua importante tese extraindo-a, em sua maior parte, de cartas entre pastores britânicos do século XVIII. Ademais, Michael Haykin é a pessoa ideal para escrever sobre o valor e necessidade da amizade cristã, pois sua vida a exemplifica.
Grant Gordon é o editor de Wise Counsel: John Newton’s Letters to John Ryland Jr. [Sábio conselho: Cartas de John Newton a John Ryland] e autor de A Great Blessing to Me: John Newton Encounters George Whitefield [Uma grande bênção para mim: John Newton encontra George Withefield]
Haykin habilmente extrai o tema vital da amizade de seu profundo conhecimento dos batistas particulares do século XVIII e da história cristã de modo mais geral. Sua pesquisa é contextualmente fundamentada, elucidada por muitas anedotas históricas e envolta no calor da espiritualidade bíblica. Ferro afiando ferro é uma investigação histórica prática e academicamente rica em uma área frequentemente subestimada (ou seja, a amizade) e um desafio contemporâneo ao individualismo e isolacionismo do evangelicalismo moderno. Verdadeiramente, a amizade não é apenas um meio de graça; como argumenta Haykin, é um dom da graça.
Christopher W. Crocker é pastor da Markdale Baptist Church, em Ontário, e professor adjunto de história da igreja no Toronto Baptist Seminary, em Toronto, Ontário
Este é um livro maravilhoso sobre amizade espiritual. Ele fala de uma era que, como Michael Haykin diz, está mais interessada em obter e possuir do que sacrificar e dar. Ironicamente, como resultado, acabamos bastante empobrecidos. O professor Haykin baseia-se nas riquezas do passado para nos desafiar e inspirar, dando-nos modelos para usar enquanto construímos e nutrimos amizades saudáveis e piedosas hoje. Sei que este é um assunto bastante caro ao autor, e não consigo pensar em ninguém mais qualificado para escrever este livro. Ferro afiando ferro pode mudar não apenas sua vida, mas também a vida das pessoas ao seu redor.
Peter J. Morden é pastor titular da Cornerstone Baptist Church, em Leeds, e acadêmico visitante distinto no Spurgeon’s College, em Londres, Inglaterra
As obsessões da nossa cultura afastaram muito do que é belo do mundo. Por exemplo, o individualismo radical e a hipersexualização das relações humanas nos privaram da capacidade de nutrir amizades profundas. C. S. Lewis disse que, em termos práticos, a amizade, como a filosofia e a arte, não tem “valor de sobrevivência”. No entanto, ele continuou dizendo que “é uma dessas coisas que dão valor à sobrevivência”. O livro Ferro afiando ferro, de Michael Haykin, fornece um remédio bem-vindo à desvalorização contemporânea da amizade. Haykin se baseia na história profunda da espiritualidade cristã e enraíza o assunto na verdade bíblica. Este livro o abençoará e o encorajará a reencontrar um velho amigo.
Samuel E. Masters é o reitor do Seminario Biblico William Carey, em Córdoba, na Argentina