A presente obra não é propriamente de pesquisa histórico-literária — se bem que Schneider se interessasse profundamente pelo estudo intensivo da história — porém trabalho de interpretação das formas espirituais e vitais do Ocidente. Camões: angústia e tragédia é uma obra duplamente original: primeiro, por ser não uma biografia, mas um romance camoniado sobre o fundo histórico da Pátria do imortal poeta; e, segundo, por ser uma obra escrita por um alemão, fato raro, uma vez que quase todas as obras sobre Camões são escritas por portugueses e brasileiros.
A linguagem do autor é, aqui, assaz alegórica e psicologicamente concentrada, fator que prepondera sobre a preocupação da forma.
Por esta obra, Universidade de Münster conferiu a Reinhold Schneider o título de Doutor Honoris Causa.
- ISBN: 9786561230100
- Acabamento: Brochura
- Páginas: 168
- Edição: 2024
- Autor: Reinhold Schneider
Reinhold Schneider, escritor alemão, nasceu em Baden-Baden, a 13 de maio de 1903 e faleceu em Friburgo (Breisgau), a 6 de junho de 1958.
Tendo viajado pela Espanha e Portugal, tomou conhecimento da Filosofia trágico-histórica de Miguel de Unamuno, a qual traçou o rumo de sua vida. Daí por diante, dedicou-se, com afinco, ao estudo da história e da literatura da Península Ibérica, principalmente de Portugal.
As numerosas viagens empreendidas pelos diversos países da Europa proporcionaram-lhe uma pletora de quadros que imprimiu cunho peculiar no espírito, na linguagem e nas suas obras, as quais abrangem cerca de 120 livros.
O tema principal da maioria é a luta entre o poder e a clemência, o poder e o espírito, a questão da essência do poder e de como deverá ser exercido em nosso mundo.
Possui obras sobre a história espiritual, poética e artística da Europa. Sua atitude espiritual caracteriza-se pela confrontação de toda a ordem criada com a mensagem de Cristo. Num primeiro plano, interessam ao autor os problemas espirituais da existência, não os problemas estéticos.