Aconselhamento redentivo
O aconselhamento cristão não deveria ser considerado como uma área separada do aspecto pastoral e da comunhão cristã na igreja. Para o pastor, as habilidades para o aconselhamento são tanto parte do preparo e da entrega de sermões quanto da prontidão para responder aos seus ouvintes após a mensagem. É preciso que o pastor seja hábil intérprete da Palavra e hábil intérprete de pessoas, se ele quiser ser eficaz no ministério.
Há lugar para o especialista, como em todas as outras áreas ministeriais. Contudo, em geral, o aconselhamento cristão deve ser visto como a habilidade relacional de ajuda mútua para o conhecimento de Deus e do homem.
- ISBN: 9788595930728
- Acabamento: Brochura
- Páginas: 262
- Edição: 2024
- Autor: Wadislau M. Gomes
Em um período da história em que alguns intérpretes escolheram as patologias psicológicas como meio privilegiado para descrever o momento que estamos atravessando, a leitura de Aconselhamento redentivo é uma mudança significativa não só de vocabulário teórico, mas de todo o quadro de referência. Desde o início, o trabalho intelectual do Rev. Wadislau Gomes foi o de apresentar ao Brasil autores que não só sustentassem uma visão bíblica fiel ao texto das Escrituras, mas que também fossem capazes de, a partir dele, nos fornecer uma antropologia distintamente cristã e filosoficamente qualificada. A partir dela, Wadislau teve condições de desenvolver uma metodologia de aconselhamento que não estivesse presa às metáforas e modelos meramente terapêuticos, mas que fosse genuinamente redentiva em suas fundações bíblicas, desenvolvimentos filosóficos e práticas cotidianas. O resultado é a obra que o leitor tem em mãos que, com certeza, já é um clássico da produção teológica reformada brasileira.
— Rev. Pedro Dulci