Herman Dooyeweerd e Eric Voegelin
Herman Dooyeweerd e Eric Voegelin: um estudo comparativo
O presente estudo oferece uma introdução a dois dos mais importantes filósofos do século XX, Herman Dooyeweerd e Eric Voegelin. Tanto um como o outro apresentaram um entendimento novo e mais profundo da história e da filosofia. Foram também uns dos primeiros intérpretes da crise do humanismo moderno, expondo suas contradições e desvelando seus problemas espirituais fundamentais. Ambos nos deram uma nova descrição da própria filosofia como dependente de algo mais profundo que a autonomia humana.
Dooyeweerd demonstrou que todo exercício filosófico era moldado por compromissos do coração humano; Voegelin, por sua vez, mostrou que todo o filosofar era um reflexo das experiências individuais mais profundas com a transcendência. Ao longo de suas respectivas obras, ambos consistentemente enfatizaram os limites da humanidade. A despeito dessas semelhanças, Dooyeweerd e Voegelin vieram de diferentes tradições religiosas, jamais se encontraram, falavam línguas diferentes, viveram em países diferentes e, com exceção de uma única referência de passagem, jamais fizeram menção ao trabalho do outro. Dooyeweerd era um filósofo cristão, e Voegelin, um filósofo clássico. Não obstante a relevância de cada um, ambos são ainda grandemente desconhecidos ― em parte porque há poucas introduções às suas obras e nenhuma introdução que trate de ambas as obras simultaneamente.
O propósito deste livro é, portanto, oferecer uma introdução a esses dois filósofos importantíssimos, pois “há relativamente poucas pessoas que estudaram tanto o pensamento de Dooyeweerd quanto o de Voegelin, e há ainda menos pessoas que escrevem sobre ambos de modo comparado. Nesse aspecto, portanto, este livro é único”.
- Acabamento: Capa dura
- Autor: David B. Van Heemst
- Edição: 2024
- Formato: 16 x 23 cm
- ISBN: 9788595930575
- Páginas: 330
- Tradutor: Fabrício Tavares de Moraes